terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cosplay no FIQ 2013!

Por Anderson Luciano
Cosplayers no 5º FIQ, em 2009.
Uma das atrações do FIQ 2013 é o Palco Cosplay, que promete atrair os apaixonados em se vestir como seus personagens favoritos, os cosplayers. Mas como surgiu essa mania?


Worldcon 1939.
A primeira pessoa vestindo uma fantasia em um evento data de 1939, na World Science Fiction Convention, famosa convenção norte-americana de ficção científica. Nela, as pessoas criavam personagens e se vestiam como eles. Daí o termo cosplay, que abrevia costume play. No Japão, a mania se popularizou a partir da década de 1980, mas com uma diferença: os japoneses costumavam se fantasiar como personagens existentes, de anime, por exemplo.


No Brasil, com a chegada do anime Cavaleiros do Zodíaco, na década de 1990, o estilo se espalhou por aqui. De lá para cá, surgiram muitas feiras e convenções voltadas para anime e mangás, popularizando ainda mais a prática.


E se a mania surgiu ligada aos personagens de Star Trek ou Star Wars, hoje inclui personagens de games, livros ou filmes. É comum ver os fãs vestidos a caráter nas estreias de longas populares, como as franquias Harry Potter, Piratas do Caribe ou O Senhor dos Anéis.


Hoje o estilo cosplay conta com uma indústria especializada em produzir acessórios para os apaixonados que gostam de ir aos eventos vestidos como seus personagens favoritos - ou até mesmo participar de concursos específicos. Seja qual for o evento, a mania cosplay é um show à parte.


Fique ligado! Na 8ª edição do FIQ haverá um palco especial, dedicado aos cosplayers, com camarim exclusivo! As fantasias mais criativas e originais serão premiadas. Vale a pena conferir, de 13 a 17 de novembro, na Serraria Souza Pinto, em BH!
 
Local onde irá funcionar a Praça Naumin Aizen, espaço para cosplay e Auditório Gutemberg Monteiro.

Fonte das imagens: 1 2 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário