domingo, 17 de novembro de 2013

Palestra "Faça Você Mesmo": Como funciona o sistema de produção independente?

Por Valéria Santos

Neste domingo (17), último dia do FIQ 2013, aconteceu a palestra Faça Você Mesmo administrada pelos quadrinistas Marilia Bruno, Gustavo Duarte, Fabio Zimbres, Gabriel Goês e Marcatti. Durante a palestra foi discutido como funciona o sistema de produção independente, onde os artistas contextualizaram o passado e o atual. 


 Segundo os artistas, antigamente o processo de fabricação de uma revista em quadrinhos era mais complexo, pois naquela época a tecnologia era menos acessível e as editoras não demostravam muito interesse pelo trabalho. Ideia essa que é reforçada por Marcartti, que relatou que seus primeiros trabalhos eram divulgados em revistas acadêmicas como a Boca e a Papagaio, que não existem mais. 

Atualmente, eles reconhecem que fazer histórias em quadrinhos ficou cada vez mais fácil, mas reforçam dizendo que muitas editoras têm preconceito para divulgar esse tipo de trabalho. 

Para finalizar, Marcatti disse que "ao fazer um contrato com uma editora deve se tomar o cuidado de dar a ela os direitos autorais porque depois para recuperá-los dói muito mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário