Programação

Por Patrícia Adriely
Com informações de fiqbh.com.br

O FIQ está repleto de atividades que estão divididas por toda a Serraria Souza Pinto durante os quatro dias do festival. Confira os horários e locais dos eventos, programe na sua agenda e visite o que mais gosta!

Auditório Gutemberg Monteiro

Clique aqui e veja a programação do espaço onde acontecem BATE-PAPOS, PAINÉIS E OUBAPOS.

Praça de autógrafos e lançamentos Mauro Martinez

A Praça Mauro Martinez recebe os AUTÓGRAFOS E LANÇAMENTOS. Confira os convidados clicando aqui e se planeje para conhecê-los.


 Conheça a programação dos ESTANDES e MESAS do FIQ 2013 aqui!

Estúdio ao Vivo

Ele é um ponto de encontro entre profissionais de quadrinhos e você. Funciona da seguinte maneira: os quadrinistas se reúnem para fazer quadrinhos, assim você vai poder ver todos os processos de trabalho de um profissional da área, além de poder tirar dúvidas, apreciar páginas originais e interagir com eles. Não tem nada muito combinado e as coisas acontecem naturalmente. Clique aqui para outras informações.

Exposição Brincar de Quadrinhos

Nesta exposição totalmente interativa, crianças e jovens poderão ter contato direto com o cenário e reconhecer elementos fundamentais da linguagem dos quadrinhos. Trata-se de uma apresentação divertida da linguagem das HQs. No espaço, os visitantes vão poder criar tirinhas e tirar fotos diferentes como forma de entender os elementos básicos desse da arte sequencial.

Exposição Esculpindo heróis - Hélder Moreira

Em cartaz entre os dias 4 e 17 de novembro, no Oi Futuro Belo Horizonte, avenida Afonso Pena 4001. A mostra traz esculturas, fotos e ilustrações do artista belo-horizontino que tem sólida carreira no exterior, assinando histórias e esculturas para a Marvel Comics.

Exposição Lelis

A partir de 2013 o FIQ também vai trazer sempre uma exposição de um quadrinista mineiro. Dessa vez a homenagem vai para o mineiro Marcelo Lelis. Esse nome não é surpresa, uma vez que o ilustrador e quadrinista é conhecido pela qualidade de seu trabalho. Serão apresentadas cerca de 50 obras originais deste artista, entre aquarelas, esboços e desenhos. Recentemente, Lélis fez parte da comitiva de autores nacionais selecionados para a Feira de Frankfurt.

Exposição TransLaerte

Com uma carreira invejável, construída ao longo de décadas, Laerte ganha homenagem do Festival Internacional de Quadrinhos, o maior da América Latina. Ele, que é considerado um dos mais importantes quadrinistas da atualidade, vem se reinventando nas tiras, nas páginas, e também na vida, merecendo o título de homenageado do evento. Com curadoria do também quadrinista e filho do homenageado, Rafael Coutinho, a exposição/instalação irá apresentar elementos da obra de Laerte, mostrando algumas de suas atuais discussões. A TransLaerte mostra nichos experimentais relacionados à obras do Laerte. Trata-se de uma mostra interativa em formato de jogo. A partir da interação de cada participante com a exposição, o resultado são tirinhas exclusivas do artista.

Exposição Ícones de Quadrinhos

A exposição Ícones dos Quadrinhos apresentará 100 dos principais personagens das HQs, reinterpretados por 101 artistas do mundo todo. A partir de uma lista pré-definida, cada artista escolheu aquele personagem com o qual tem um vínculo especial. Daí surgiram muitas histórias que também estarão na exposição e com as quais o público certamente irá se identificar.
Charlie Adlard, Danilo Beyruth, Bill Sienkiewicz, João Montanaro, Tim Sale, Mike Deodato, Mauricio de Sousa, Jeff Lemire, Rafael Albuquerque, Tim Sale, Ivan Reis, Ryan Sook, Gustavo Duarte, Phil Hester, Mike McKone, Rafael Grampá, Dave Johnson, Rafael Coutinho, Eduardo Risso, Renato Guedes e Alex Maleev são apenas alguns dos artistas que aceitaram o convite e criaram desenhos inéditos que serão apresentados ao público pela primeira vez no FIQ 2013.
“Outra novidade é que teremos um catálogo impresso da exposição, que será vendido durante o FIQ e cujas vendas patrocinarão a vinda de artistas para o festival”, destaca Ivan. O projeto começou via Catarse, onde contou com diversos colaboradores e teve sucesso. Na mostra, o público também encontrará itens raros relacionados a cada personagem, de tiras de jornal do final do século 19 a desenhos de artistas seminais desses personagens.

Gibiteca

Parte do acervo da Gibiteca da Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte estará disponível para leitura do público. São centenas de títulos dos mais variados gêneros.

Jornal ParaTodos

Na Serraria Souza Pinto, durante o FIQ 2013, você vai poder/querer visitar um espaço que deu muito certo em 2011. Na Oficina Graffiti, que acontece por meio do pessoal da revista Graffiti 76% quadrinhos, vai acontecer um acompanhamento "quadrinho-jornalístico" do Festival. Trata-se do jornal Paratodos.
Durante todo o FIQ, Fabiano, Piero, Rafael Soares e Bruno Azevêdo, convidado para ser o “repórter”, vão realizar entrevistas e matérias com os convidados e o público, registrando os principais acontecimentos do festival. Sim, tudinho dentro da Serraria: os textos, a edição, as fotografias, as ilustrações, e, por fim, o fechamento e a impressão de cada uma das edições do jornal.
A ideia é a de fazer um projeto gráfico diferente para cada edição, homenageando alguns momentos e escolas dos quadrinhos, como a lineé claire, a era de ouro dos comics, os quadrinhos underground e o chiaroscuro. Ainda não foi definido o que farão com os exemplares. Talvez ocorra uma venda com um preço simbólico a ser definido.

OuBaPo

Cinco quadrinistas e um desafio: improvisar uma história coletiva. A performance acontece no auditório Gutemberg Monteiro sob os olhares do público.

Painel interativo de desenhos e painel de classificados

No painel de desenho, o público poderá desenhar e interagir com o evento. No painel de classificados, os quadrinistas poderão colocar anúncios para parcerias profissionais.

Palco Cosplay

Um palco com camarim será instalado para que os cosplayers possam se preparar e tirar fotos. Serão realizados alguns concursos rápidos e informais, com distribuição de kits de quadrinhos para os vencedores.

Praça Naumin Aizen

Na Praça Naumin Aizen o visitante pode descansar enquanto assiste aos bate-papos por meio de um telão que disponibilizaremos para quem não puder entrar no Auditório Gutemberg Monteiro. Trata-se de uma tenda com puffs e, olha só, ar-condicionado. Próximo a ela, o visitante ainda pode visitar a Gibiteca do festival.

Fonte: FiqBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário