quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Por que Serraria? Um pouco de história...

Por Valéria Santos
Foto: Anderson Luciano
Hoje conhecida como um dos espaços culturais mais famosos de Belo Horizonte, a Serraria Souza Pinto - localizada próximo ao Parque Municipal da capital, na Avenida Assis Chateaubriand, 809 -, iniciou suas atividades no ano de 1903, na Rua da Estação, 409, atual Avenida dos Andradas. 

Sob o comando de Antônio Garcia de Paiva, a Garcia de Paiva e Cia. tinha como principal atividade a carpintaria, serraria e o fornecimento de materiais para construção civil. Dez anos depois de sua fundação, Garcia tornou-se sócio do seu genro, Augusto de Souza Pinto, e a indústria foi transferida para Avenida Tocantins, atual Assis Chateaubriand, agora com o nome Garcia de Paiva e Pinto

Com o falecimento dos donos, a indústria passou a ser administrada pelos filhos de Souza Pinto, que então mudaram o nome do estabelecimento para Serraria Souza Pinto. Com o declínio da empresa na década de 1960, a Serraria passou a ser patrimônio do Estado de Minas Gerais, a partir de 1968. Finalmente, no dia 29 de abril 1997, a Serraria Souza Pinto foi entregue à população como espaço cultural e atualmente é usado para exposições, shows e outros eventos, como o FIQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário