sábado, 16 de novembro de 2013

Mas e os quadrinhos?

Por Anderson Luciano

As primeiras histórias em quadrinhos datam do final do século XIX. A mais famosa tira dominical, precursora das HQs, é a do personagem Yellow Kid, de Richard Outcault, lançada em 1895. Já no início do século XX, surgem as primeiras histórias tendo animais como personagens, a exemplo do Gato Félix, de Pat Sullivan, e Mickey Mouse, de Walt Disney. A década de 1930, no entanto, foi uma das mais frutíferas para a chamada Nona Arte, já que surgem aí personagens com histórias voltadas para adultos, como Tintin (Hergê), Betty Boop (Max Fleischer), Tarzan (Harold Foster) e Popeye (Elzie Crisler Segar).

Já com vida independente dos jornais, as HQs tornaram-se mais violentas, o que gerou perseguições por parte do governo nos Estados Unidos e na Europa, sobretudo às histórias de super-heróis, na década de 1940. Basta lembrar que em 1938 é publicada pela empresa National Allied Publications (mais tarde DC Comics), a revista Action Comics # 01, que trouxe personagens como Batman, Mulher-Maravilha e Capitão Marvel. O argumento era de que essas histórias influenciavam negativamente os jovens. Nesse contexto, as tirinhas de jornais voltam a crescer com o surgimento de personagens como Asterix, de Albert Uderzo e René Goscinny, e Os Smurfs, de Peyo.

Sob um código de ética criado pelas próprias editoras, os heróis recuperam sua popularidade na década de 1960. À época, a editora Marvel inunda o mercado com seus personagens (Homem-Aranha, Thor, Quarteto Fantástico, entre outros), criados pelos célebres Stan Lee e Jack Kirby.

No Brasil, as HQs americanas sempre exerceram fascínio, mas já em 1905 por aqui surgia a revista O Tico-Tico, criada pelo desenhista Renato de Castro, considerada a primeira revista em quadrinhos brasileira, trazendo Chiquinho, seu personagem de maior sucesso. A partir daí, surgiram vários personagens e revistas nacionais, até que, em 1959, o então repórter da Folha da Manhã, em São Paulo, ofereceu ao jornal uma tira em quadrinhos. Os personagens? Um cãozinho e seu dono: Bidu e Franjinha, dando início a um dos maiores sucessos das HQs no país, a Turma da Mônica.

Clique e confira agora as imagens da exposição Ícones dos Quadrinhos, que reúne interpretações de personagens clássicos dos quadrinhos feitas por artistas de todo o mundo. A exposição é um dos destaques do FIQ 2013!

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário