Reunimos aqui os termos mais conhecidos e utilizados quando o assunto é Histórias em Quadrinhos.
Arco:
Arco ou arco de história é uma narrativa contada de forma continuada através de episódios, não necessariamente de forma linear.
Equipe criativa:
Equipe criativa é o grupo de profissionais responsáveis por determinada história. É o conjunto formado por escritor (ou roteirista), desenhista, arte-finalista, colorista, letrista, dentre outros, caso hajam outros envolvidos. Uma ou mais funções podem ser acumuladas por uma única pessoa.
Fill-in:
Fill-in, também referido como fill-in issue é uma edição produzida para, literalmente, "preencher" determinado cronograma. Quando está enfrentando atrasos, e a editora não quer que a revista seja lançado com atraso, uma história é produzida para ser publicada entre as edições atrasadas.
Exemplo de balão de diálogo. |
Balões:
Balão de diálogo é uma convenção gráfica utilizada mais comumente em quadrinhos, tiras e cartoons para permitir palavras (e muito raramente, imagens), devendo ser entendida como a representação de fala de um determinado personagem nos quadrinhos.
Balão de pensamento possui função similar, mas destina-se à representação do pensamento de um determinado personagem.
Exemplo de bordas não retangulares. |
Borda:
A borda, quando é usada, indica a moldura do quadro. Estes são normalmente de forma retangular, mas essa forma pode ser alterada para transmitir informação para o leitor. Um painel em forma de nuvem podem indicar um flashback ou uma sequência de sonho, enquanto que um com uma borda irregular pode ser usada para transmitir a raiva ou choque. Um quadro sem moldura é utilizado para transmitir o espaço. O próprio quadro pode ser formado com a imagem. Por exemplo, uma cena pode ser enquadrada por uma moldura da porta ou por binóculos.
Calha:
Calha é o espaço entre os quadros. Scott McCloud identifica a calha como uma das ferramentas mais importantes da narrativa em quadrinhos, ao demostrar em um exemplo, McCloud define uma calha como uma conclusão.
Exemplo de uso de legenda. |
Legenda: Legendas em quadrinhos são um dispositivo narrativo, muitas vezes usado para transmitir informações que não pode ser comunicada pela arte ou da fala. As legendas podem ser usados no lugar de balões de pensamento, pode ser na primeiro-segunda ou terceira pessoa, e pode ser atribuído a um narrador independente.
Exemplo de linhas de movimento. |
Onomatopeia:
Onomatopeia é uma palavra para definir efeitos sonoros, normalmente, eles são escritos/desenhados de forma a enfatizar a sua natureza, tais como o efeito de som de um carro de piloto rápido quase inclinado a partir da velocidade do carro, ou um ruído estridente retratado de uma forma, irregulares arranhado.
Quadro
Espaço: onde fica o desenho e os balões.
Quadrinização:
É o processo de adaptação de um obra para o formato de histórias em quadrinhos.
Rafe:
Rafe (transcrição fonética do termo em inglês rough), Roteiro em formato layout é um tipo de roteiro de quadrinhos já esboçado, o termo se assemelha aos storyboard usado em filmes e animação, ou seja, o autor define todas quadros, as cenas e balões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário