Linguagem de FIQ

Por Patrícia Adriely

Reunimos aqui os termos mais conhecidos e utilizados quando o assunto é Histórias em Quadrinhos.

Arco: Arco ou arco de história é uma narrativa contada de forma continuada através de episódios, não necessariamente de forma linear. 

Equipe criativa: Equipe criativa é o grupo de profissionais responsáveis por determinada história. É o conjunto formado por escritor (ou roteirista), desenhista, arte-finalista, colorista, letrista, dentre outros, caso hajam outros envolvidos. Uma ou mais funções podem ser acumuladas por uma única pessoa. 

Fill-in: Fill-in, também referido como fill-in issue é uma edição produzida para, literalmente, "preencher" determinado cronograma. Quando está enfrentando atrasos, e a editora não quer que a revista seja lançado com atraso, uma história é produzida para ser publicada entre as edições atrasadas.
Exemplo de balão de diálogo.

Balões: 
Balão de diálogo é uma convenção gráfica utilizada mais comumente em quadrinhos, tiras e cartoons para permitir palavras (e muito raramente, imagens), devendo ser entendida como a representação de fala de um determinado personagem nos quadrinhos. 
Balão de pensamento possui função similar, mas destina-se à representação do pensamento de um determinado personagem. 

Exemplo de bordas não retangulares.
Borda: A borda, quando é usada, indica a moldura do quadro. Estes são normalmente de forma retangular, mas essa forma pode ser alterada para transmitir informação para o leitor. Um painel em forma de nuvem podem indicar um flashback ou uma sequência de sonho, enquanto que um com uma borda irregular pode ser usada para transmitir a raiva ou choque. Um quadro sem moldura é utilizado para transmitir o espaço. O próprio quadro pode ser formado com a imagem. Por exemplo, uma cena pode ser enquadrada por uma moldura da porta ou por binóculos. 

Calha: Calha é o espaço entre os quadros. Scott McCloud identifica a calha como uma das ferramentas mais importantes da narrativa em quadrinhos, ao demostrar em um exemplo, McCloud define uma calha como uma conclusão. 

Exemplo de uso de legenda.
Legenda: Legendas em quadrinhos são um dispositivo narrativo, muitas vezes usado para transmitir informações que não pode ser comunicada pela arte ou da fala. As legendas podem ser usados ​​no lugar de balões de pensamento, pode ser na primeiro-segunda ou terceira pessoa, e pode ser atribuído a um narrador independente. 

Exemplo de linhas de movimento.
Linha de movimento: Linhas de movimento, linhas de ação, linhas cinéticas ou linhas de velocidade são linhas que são usados ​​para representar o movimento de pessoas ou objetos. 

Onomatopeia: Onomatopeia é uma palavra para definir efeitos sonoros, normalmente, eles são escritos/desenhados de forma a enfatizar a sua natureza, tais como o efeito de som de um carro de piloto rápido quase inclinado a partir da velocidade do carro, ou um ruído estridente retratado de uma forma, irregulares arranhado. 

Quadro Espaço: onde fica o desenho e os balões. 

Quadrinização: É o processo de adaptação de um obra para o formato de histórias em quadrinhos.
Exemplo de página "rafeada".

Rafe: Rafe (transcrição fonética do termo em inglês rough), Roteiro em formato layout é um tipo de roteiro de quadrinhos já esboçado, o termo se assemelha aos storyboard usado em filmes e animação, ou seja, o autor define todas quadros, as cenas e balões. 

Exemplo de Splash Page.
Splash Page: Página inicial ou às vezes referido simplesmente como um "splash", é um desenho de página inteira em uma história em quadrinhos. A página inicial é muitas vezes usado como a primeira página de uma história, e inclui o título e os créditos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário